quinta-feira, 9 de maio de 2013

A PROPÓSITO DE ALGUNS COMENTÁRIOS – 1

Em primeiro lugar é preciso salientar que esta temática da «queda tendencial da taxa de lucro» está para o estudo do sistema capitalista como o estudo da «força da gravidade» está para a Física. Tal como na Física há uma série de minudências que fazem a radical diferença entre a teoria de Newton e a teoria de Einstein, também aqui as minudências são mais do que muitas.
Tanto quanto eu saiba, a «coisa» começa por ser assinalada por Adam Smith (se calhar ainda antes disso...). De facto aquele autor de fins do século XVIII já se referia a essa tendência para uma queda da taxa de lucro em determinadas fases da evolução do sistema capitalista. Ou seja, a «coisas» começa por uma observação empírica.
Só depois é que vêm as tentativas de explicação teórica.
É também preciso salientar que esta temática tem sido objecto de centenas de artigos, ensaios, «papers», comunicações a congresssos, teses de doutoramento e, claro, muitos livros.
Alguns observadores do blogue fizeram-me chegar por «email» dúvidas e pedidos de esclarecimento relativamente ao gráfico sobre a oscilação recorrente da taxa de lucro e evolução aos solavancos do nível (volume) geral do emprego. De facto, a «coisa» apresentada assim «a seco» é capaz de causar muitas confusões, dúvidas e perplexidades do tipo «de que é que este senhor está a falar?»....
Tudo isto tem que ser visto considerando a Humanidade e seus recursos na sua totalidade: 7.000 milhões de pessoas ocupando um planeta e fazendo o aproveitamento dos recursos naturais do planeta e da sua capacidade de trabalhar, segundo determinadas regras.
(continua...) 

Sem comentários:

Enviar um comentário